Posted by : Samyaza segunda-feira, 15 de dezembro de 2014


Buenas nerds mijões que usam as mãos para além de uma punhetinha!

A postagem de hoje é sobre usar o whatsapp (aquele aplicativo de mensagens para celulares) para jogar RPG e a pergunta é: E por que não?

Sempre gostei de testar coisas novas (no RPG) e de juntar tecnologia e RPG, desde que mudei de cidade fiquei sem grupo e nas crises de abstinência rpgistica sempre tentei "dar um jeito".

Já narrei usando programas para jogar online, como o RRPG Firecast, mesmo que o programa contorna-se o problema "distância" ele ainda me mantinha obrigado a ficar de hora X a hora Y em frente ao PC, ou seja, o problema "tempo" ainda se mantinha, eu ainda tinha que reservar horário para jogar e isso atrapalhava, conciliar o tempo de um monte de jogador barbudo casado e já com filho era foda!

Então migrei para uma outra forma de RPG pelo PC, o PbF, tem alguns anos que uso essa modalidade e ela tem superado as expectativas, não precisava combinar horário, cada um posta sua ação na hora que pode e como cada um tem tempo de postar e não precisa descrever suas ações falando e sim digitando a qualidade narrativa aumenta consideravelmente, é sério, nunca vi numa mesa de RPG convencional uma qualidade de interpretação como a dos PBF´s.

E pq esse método não está dando certo? Simples, meu tempo tem ficado cada vez mais curto, e como narrador eu levo de 10 minutos a meia hora (as vezes mais) para responder as ações dos jogadores (isso pq faço questão de ler com cuidado e de postar um texto decente) e essa necessidade de meia hora na frente do pc tem sido difícil de ser mantida (pelo menos meia hora estando a disposição do RPG e não do trabalho). Além disso meu notebook quebrou e estou praticamente só com o celular, e é claro que eu poderia responder ao PBF pelo celular mas aí vem o último problema, eu preciso de uma conexão wi fi.

Atualmente tenho que me deslocar no trabalho com frequência e não é em todo lugar da cidade onde moro que há wi-fi disponível, desta forma, em mais uma crise de abstinência pensei em usar o whatsapp para jogar RPG. Por quê? Veja abaixo:

1 - Ação digitada - assim como no PBF no whatsapp eu vou poder digitar as ações então imagino que será possível manter a qualidade da narrativa no mesmo nível do PBF;

2 - Permite deslocamento - diferente do PBF que me obriga conseguir um wi-fi o whatsapp não carece desse serviço e posso postar de qualquer lugar em que o celular tenha sinal para fazer ligações;

3 - Supressão da distância - os jogadores poderão responder de onde quiserem, exceto se estiverem num lugar extremamente ermo onde nem sinal para fazer ligações exista;

4 - Supressão do tempo - os jogadores não precisarão de um horário fixo para jogar, poderão fazer isso de onde quiserem;

5 - Uso de ferramentas que auxiliam a narrativa - Com a campanha preparada, eu posso salvar no celular imagens, videos e até músicas e compartilhar com os jogadores quando for necessário, exige uma preparação prévia mas nada maior do que o trabalho que um narrador que não prefere improvisar teria.

Ok! Ok! Mas como você pretende fazer isso?

Mas simples do que se imagina, vamos por partes:

1 - Tenha o contato dos jogadores no whatsapp isso, obviamente é essencial.

2 - Crie um grupo no aplicativo destinado só a narrativa, quando for narrar para todos os jogadores use  o grupo, se precisar narrar ou dar informações apenas para um dos jogadores, use a mensagem direta para o contato.

3 - Faça as fichas dos personagens em formato de imagem (JPG ou PNG) e envie aos jogadores, isso vai evitar que eles alterem as fichas já que vc não pode conferir pessoalmente, quando houver passagem de nível qualquer rolagem é feita pelo celular, vc atualiza as fichas e reenvia aos jogadores a atualização dos personagens.

4 - Para a rolagem de dados, use o aplicativo RPG Automails, esse aplicativo permite fazer as rolagens e enviar para uma pessoa por SMS ou E-mail, os jogadores que não tiverem créditos para enviar um SMS podem enviar por e-mail se estiverem num local onde tenha wi-fi, lembrando que seria interessante evitar rolagens desnecessárias, então evite usar sistemas que exigem muitas rolagens e avise aos jogadores que quando fizerem ataques que rolem o teste e o dano juntos na mesma mensagem e assim eles economizarão no SMS.

5 - Mantenha a ordem - para que haja um bom fluxo da narrativa algumas diretrizes precisam ser observadas, a primeira delas é que numa situação com NPC´s ou onde a sequência do que ocorre é importante cada jogador só pode postar uma vez, assim, quando todos tiverem postados, vc narrador, posta sua descrição e a "rodada" se renova com cada jogador podendo postar mais uma vez. Não é importante que um jogador tenha que esperar o outro para postar, isso só vai atrasar, o que deve ser evitado é que eles postem mais de uma ação uma única vez.

A segunda coisa importante é ter um aplicativo no seu celular que controle iniciativa e PV´s dos personagens, eu indico o aplicativo Jogue Iniciativa, é de fácil uso e com ferramentas interessantes, infelizmente, no combate, teremos que manter a iniciativa e ficar aguardando um jogador mais lerdo postar pq ir contra isso é colocar em risco a vida dos personagens, isente-se de ser alvo de mimimi.

A terceira coisa importante é justamente sobre jogadores atrasildos, converse antes, peça cooperação e estabeleça um limite de tempo em que vc´s vão ficar aguardando a postagem desse jogador, senão ele pode empacar toda a aventura.

6 - Mantenha suas anotações, para isso eu recomendo o programa Ever Note, tem muitas ferramentas úteis e permite o compartilhamento de vários tipos de arquivos com outros aparelhos, essa ferramenta vai ajudar muito.

Bem, é isso vermes, isso é o essencial para eu começar a testar essa modalidade e vc´s o que acham? Vai dar certo essa bagaça?

{ 1 comentários... read them below or add one }

Aventuras Infinitas

RPG Blogs

RPG Blogs
exigência da chefia

Pesquisar este blog

Posts Populares

Arquivo do blog

- Copyright © . -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -